Thursday, March 08, 2007

Dia Internacional da Mulher

Depois de colocar o post anterior, apercebi-me que hoje é o Dia Internacional da Mulher.
A primeira reacção seria a de deixar um apontamento, mas acho que merece algo mais.

Marca-se um dia no calendário para celebrar qualquer coisa. Este para o dia da árvore, aquele para a paz, este outro para a fome. Curiosamente a selecção de dias de celebração é feita para despertar consciências em favor dos mais fracos. Mas que grupo de pessoas é este que merece distinção especial?
Será que este dia celebrará algum acontecimento especial, ou serve apenas para nos recordar de algo que há muito esquecemos?
Não sei.
Mas sei que não vou comemorar este dia.
Porque para celebrar a Mulher não o faço porque escolho um dia para o lembrar, mas sim porque me recordo a cada dia que passa.
Porque da maneira como o mundo vai, acredito que o seu melhor está aí nessa outra Metade que o homem cerceou.
Porque nessa força tranquila, nessa coragem, nessa luta que se faz todos os dias, o maior reconhecimento é tratá-la como Igual não apenas num dia.

E não lhe vou dar aplausos mas sim reconhecimento, não me limitarei a sorrir pelo que ganharam, mas sim pelo que falta ganhar, não me conformo com homenagens ou estátuas nem dias, mas sim com o respeito que Elas merecem.

E se alguma palavra me sair será para elogiar o sacrifício, a coragem, o espírito abnegado e a luta das Mulheres da minha vida a começar pela minha Mãe.
Se consentir alguma revolta será por todos os criminosos que subjugam os seus Iguais, que os maltratam, que lhes negam cuidados de saúde, trabalho, igualdade e oportunidades.
Se este dia existe que se lamente todas as vitimas da violência doméstica, da mutilação genital, do machismo das sociedades menores, das sevícias, dos véus e da menorização.

E ainda haverá muito por fazer, porque a cada instante em alguma parte do mundo a uma Mulher é negada a dignidade.

E reafirmo: acredito intensamente que o melhor do ser humano está aí, guardada nessa Metade, exista coragem não para dar um dia, mas para lhes dar o que Elas merecem!

0 Crossroads:

Post a Comment

<< Home