Sunday, March 04, 2007

Daniel's Twist

Hoje foi um dia light, por isso inauguro aqui uma nova rúbrica.
Quem me conhece já sabe que adoro programas de culinária, eheh, este é o meu pequeno contributo, experimentem!




Um bom café.

1. Numa chávena coloquem café solúvel a gosto de uma boa marca, açúcar (quem gostar) e canela em pó (também a gosto, mas recomendo muito pouca).

2. Adicionem 2 ou 3 gotas de água (não usem água da torneira, por favor, abram uma garrafa) e mexam até uniformizar e ficar com uma cor castanha-clara.

3. Adicionem água (da torneira não!!!) e aqui está o segredo, não coloquem água a ferver, esse é o erro mais comum, se gostarem do café quente aqueçam a chávena, se colocarem água a ferver vão queimar o café realçando apenas o seu sabor amargo e não o sabor a café!

4. Mexam devagar para manter uma espuma cremosa.

5. Por cima coloquem uma espécie de chantilly. Nada de usar bisnagas, o que eu costumo fazer é bater as natas com umas gotas de limão e deixar repousar umas horas no frigorífico, podem acrescentar açúcar se preferirem.

6. Por cima coloquem uma pitada de canela em pó, e raspas de chocolate preto bem forte. Se as natas tiverem ficado com a consistência certa (esponjosas mas cremosas) aguentam esta cobertura sem abater nem se misturarem com o café.

Eu costumo beber isto com uma colher, eheh, como a cobertura às colheradas e quando falta um bocadito para terminar mexo o café para se misturar.
Com o ambiente certo é daqueles prazeres da vida...
Experimentem e contem como foi!

7 Crossroads:

Blogger ah e tal said...

parece-me muito bem!:D

2:59 PM  
Blogger Daniel C. said...

Grato por poder sugerir, é delicioso! :)

Seja bem vinda ao meu caminho ah e tal (c), obrigado pela "crossroad" que deixou!

Bjinho.

4:01 PM  
Blogger ah e tal said...

estou a ver que temos chef... :)
bjinhos
ps: tens textos interessantes.

4:47 PM  
Blogger Daniel C. said...

Chef, chef não, mais um habilidoso com gosto por estes prazeres culinários, eheh ;)

Obrigado pelo elogio! Aumenta a responsabilidade pelo que aqui escrevo e sempre aumenta também um bocadinho o ego...

+1 vez, gracias pela visita e pelos comments,
bjinho

5:23 PM  
Blogger Different said...

ainda não esprementei, mas aquela parte de nãoaquecer a água dá-me arrepios. É quase como pedir um homem que não gele a cerveja, apenas o copo.... mas vou experimentar... depois cono como correu :)

7:32 PM  
Blogger Daniel C. said...

Eheh, realmente essa analogia tb me fez arrepiar :P
expliquei-me mal, o que queria dizer é que podes colocar água quente, mas esta não pode ser muito quente pois retira um bocado do sabor a café acentuando a nota ácida. Não uso termómetro ;) mas geralmente ao começaram a aparecer aquelas bolhinhas de ar no fundo um pouco antes de ferver retiro a água, como também gosto do café quente, geralmente aqueço a chávena previamente.

Experimenta e conta como foi, tou curioso :)

Bjinho

10:01 PM  
Anonymous Anonymous said...

Parece-me simplesmente divinal e hei-de experimentar sim, mas será feito por ti......... :p 1dia talvez.... bj

6:25 PM  

Post a Comment

<< Home