Wednesday, July 19, 2006

Lusofonias...

Yo soy Portugués, con mucho gusto por supuesto!

Eu não percebo, mas haja quem me explique alguns simples factos da vida corriqueira Portuguesa...

1- Os professores portugueses são por demais maquiavélicos pois só assim se explica que os pobres alunos, por muito que estudem, tem sempre o azar de no exame sair a única matéria que não estudaram... veja-se os recentes exames nacionais, em que numa entrevista vários alunos se queixaram das pestanas que queimaram a estudar precisamente a matéria que não saíu no exame. O nosso futuro: uma catreifada de pessoas que sabem muito de coisa nenhuma... espera aí, isso não é o presente????
2- Portugal, o único país do mundo onde 2+2 são 4,5 ou 5,3 facto esse que parece não ser explicado pelo nosso (in) sucesso em disciplinas como a matemática... recentemente indíviduos muito respeitáveis (assim parecia ser dada a cor das gravatas que usavam) chegaram à espantosa conclusão de que as reformas ou vão subir 23% nos próximos 20 anos, ou vão descer 48% no mesmo período de tempo... o espantoso é que ambos pareciam extremamente convencidos que conseguiam provar as suas teorias... curso superior em Portugal deve exigir mais imaginação e criatividade que alta costura italiana...
3- Porque carga de água é que os nossos heróis nacionais são travestis de atitude histérica e pose desconcertante, homosexuais ressabiados (porque acredito que sejam uma minoria que dá má fama a um grupo que merece todo o respeito), homens que resolvem os seus problemas à estalada (inclusivamente sobre mulheres), actores de qualidade duvidosa, comediantes brejeiros e de piada fácil, politicos corruptos, jornalistas sensação, opinion makers que tem uma opinião formada sobre tudo e qualquer coisa e debitam lugares comuns do alto do seu púlpito público, tralalalalala por aí fora...
4- Pertenço com algum orgulho à geração rasca. Não me importo de pertencer a uma geração que descende directamente da atitude orgásmica e irresponsável de quem fez uma revolução e acha que todas as gerações futuras deverão prestar vassalagem a uma ideia passada. Acredito que não perceberam que a liberdade não se conquista em revoluções, que nada mais fazem do que agitar superficialmente as águas turvas do obscurantismo tão português, mas sim que se conquista a cada dia com a luta por uma sociedade mais justa, mais informada, mais equalitária e diversificada. Como não poderia deixar de ser começo já a olhar com cepticismo para a nova geração que parece começar a despertar em Portugal. A geração MCA parece-me ser uma geração muito cool, muito in, muito fashion, mas com uma total falta de atitude critica ou postura coerente ou argumentativa, muito ao estilo do "não me importa o que pensas diz-me com quem andas". Uma geração que parece perder-se em tonalidades pardas e pouco definidas e que arrasta o seu corpo etiquetado (dolce e gabanna, carhart, puma, 3g... papapa) em grupos mais ou menos definidos (ou cool ou cromo) rumo a um carpe diem sem qualquer substância que não seja onde tomar o proximo café ou onde ir curtir a noite. Oxalá me provem o contrário.
5- Fui dos poucos Portugueses que não escreveu uma linha sobre futebol durante o mundial, quem me conhece sabe que não foi de certeza por falta de paixão pelo rei dos desportos mas sim porque não o elevo a estandarte nacional... no pais dos 3 F's que me desculpem mas fico pelo último... por favor expliquem-me porque a lusofonia se vive e aprende em campos relvados sobre a batuta de um brasileiro que é um excelente comerciante de um produto chamado portugal... mas porque caralho é que fazemos do portugal-frança uma batalha, quando temos na nossa história uma aljubarrota? E porque parecemos tolinhos com fervor patriótico durante 2 horas, para depois ressacarmos com ordenados, férias, calor, expos, casas da musica, alberto joão jardins, inflacção e IVA? O futebol é uma arte e uma paixão, não me venham com histórias de que o Figo é o melhor que portugal conheceu, conheço um henrique que não marcava golos mas inventou a globalização muito antes dos mundiais...
6- Somos pobres, bebemos mais alcool que água, temos uma piada por governo, a corrupção é generalizada, a maioria do pessoal é obscurantista, a nossa mentalidade é do adro de igreja, somos autistas, paneleiros, fresquiteiros, intriguistas, invejosos, ressabiados e com orgulho!
7- Sou um provinciano, com muito orgulho, vim de atrás dos montes, com cueiros, vi matar porcos e galinhas, corri descalço, assei carne no espeto, tomei banho no rio, cavei terras, plantei árvores, limpei o ranho às mangas da camisa, bebi vinho pelo garrafão ou mesmo a sair do pipo, joguei à vermelhinha, acendi fogos, contaram-me histórias, roubei fruta, cacei pássaros, andei a pé e sorrio de cada vez que um Lisboeta fala do Portugal profundo como um portugal aprisionado na idade média... Lisboa cidade cosmopolita e europeia que tantas vezes despreza (social e politicamente) o resto do País, tem na sua justa proporção pecados e valores comuns ao resto de portugal, com a agravante de se achar superior do alto das suas colinas verdejantes, apenas por não conhecer mais nada que não seja uma realidade urbana decadente, que enferma de todas as doenças que assolam a civilização ocidental. Sou, creio eu, mais cidadão do mundo do que um desses lisboetas emproados, porque conheço os dois lados, sem me sentir melhor ou pior em nenhum deles. Mentira, em lisboa sinto sempre o incómodo que me causa a dicotomia entre aqueles que se privam e aqueles que gerem e se abastecem de dinheiro.

Explicações aceitam-se...
(e debate de ideias! mesmo contrárias que o meu nome não é cavaco, para nunca me enganar e raramente ter dúvidas)

P.S. vendo o meu blog barato, faxabor contactar a gerência ;)

2 Crossroads:

Blogger astolfo said...

Eh pah, mas q gd post...assino por baixo, se me permites!

Isto apesar de ter escrito qq coisa sobre o mundial :P mas q me tolhia todo perante as ridículas manifestaçoes patrióticas, esgotadas, cm mt bem referes, no regresso ao dia-a-dia comezinho típico da mentalidade tuga. Irritam-me tb os mca's, com as suas futilidades de pé de chinelo, cabecinhas preguiçosas e falta de consciência crítica, q n sabem sequer fazer contas (mas realmente q se há-de fazer, qd os exames nacionais, preparados por mentes brilhantes do ensino portugues, contêm exercícios irresolúveis?!)...Pertenço tb eu a um Portugal de província, onde se limpa o ranho à camisa e se bebe vinho pelo garrafão, embora n tão isolado cm o teu, admito, mas digno o suficiente para me fazer perceber o qt valores cm a humildade se justificam, principalmente perante as "cosmopolitalidades" desse pessoal da cidade. E orgulho-me disso. Orgulho-me de nós, q sabemos dar valor a essas coisas.

abxo

2:43 PM  
Blogger Miguel said...

Quanto a mim, temos um País fantástico, pena é viverem cá tantos Portugueses, pena é serem os Portugueses a mandar nisto.

8:04 PM  

Post a Comment

<< Home