Sunday, April 15, 2007

A Saudade.


Disse-me certa pessoa, um dia, que a saudade era o pior sentimento que alguém poderia sentir, porque ao contrário dos outros é o único que cresce com a ausência.
E eu sinto saudades.
Como uma espécie de sentimento indefinido que mistura demasiadas coisas para poder atribuir a ausência a uma entidade concreta.
Acho que sobretudo, sinto saudades de mim mesmo. De uma certa imagem de mim que cristalizou no tempo e que é tão diferente daquilo que tenho agora que por vezes me surpreendo. Surpreende-me esta suspensão entre tempos, entre um passado e um presente que não me faz compreender totalmente como o primeiro existiu, ou foi sequer possível, e um segundo que em tudo contradiz o primeiro.
As pessoas são entidades muito especiais. Caminham constantemente no límite entre as suas fragilidades e uma crueldade muito própria. E basicamente caminhar é dar passos incertos, porque o futuro se trata sempre de um terreno que desbravamos a cada passo. Caminhar nesse limite, em que cada passo dado nos pode conduzir tanto para um lado como para o seu oposto, é, simplesmente, seguir as tentações que a cada instante nos aparecem: a sedução do poder, ou então, resistir por uma humana sensação de dignidade.
E é saber que cada passo dado numa direcção é sempre seguido por uma indicação no caminho oposto, que de algum modo, irá trazer alguma ordem a este caos, um equilibrio impossível.
Chamam-se de certo modo consequências. Aquele tipo de coisas que carregamos connosco muito depois das opções estarem tomadas, com a impressão que são o preço justo que pagamos. E provavelmente não deve haver coisa mais solitária que as consequências, cada um vive com as suas com a mais elementar noção de responsabilidade.
Dizem que sim.
O que não me impede de sentir saudades.
Uma espécie de redenção sarcástica das ditas "responsabilidades".
Porque afinal todos as temos, saudades e responsabilidades, tentando equilibrá-las mesmo quando se encontram no mesmo prato da balança. Cabe a cada um de nós colocar do outro lado aquilo que achar mais apropriado para contrapeso.
Eu escolhi colocar-me a mim, mas nunca disse que era inteligente ao ponto de fazer uma escolha certa. Muito mais quando sinto que cá dentro, tudo me faz levitar, tudo me puxa na direcção oposta à balança, vendo como perigosamente o pêndulo vem de encontro a mim.
A saudade é mesmo um sentimento fodido.
Haverá solução nesse equilibrio da balança, uma que eu não procuro. Talvez por preferir a saudade a um outro qualquer estado de alma que me anime a não sentir nada sequer. O eco ainda nos faz companhia mesmo com a gruta vazia.
Haverá talvez essa solução na força, na racionalidade impressa nesse kilo e duzentos que temos entre as orelhas, nos principios do prazer que afinal até é fácil e chega pela mão de qualquer desconhecid@.
Ya, quando colocar no quadro a giz a equação da minha vida de certeza, eu que até sou bom a matemática, que consigo descobrir a solução para X... Mas não prefiro continuar a juntar incógnitas, como quem junta moedas, tantas que se as juntar todas acabarei por formar a palavra saudade, ou a palavra consequência, ou outra qualquer que fale de mim, ou desta profunda vontade em fazer o que a razão desaconselha.
Ser louco por um dia não é uma maldição, é um privilégio tantas vezes usado para dar esse pequeno passo em direcção à crueldade pensando talvez que iludimos a consequente indicação em sentido oposto.
Um privilégio que nem a mim mesmo eu permito usar.
E desiludam-se aqueles que pensarem que é por escrúpulos que o não faço, mas sim por mim, mas sim pelo eco que ainda prefiro escutar ao silêncio total.
Como estes posts estúpidos que ainda insisto escrever depois de prometer que o não faria.
Tenho também saudades de cumprir promessas.
Mas sobretudo do que tenho saudades afinal, nem sequer é de mim, mas sim da pessoa que me disse um dia, que a saudade era mesmo o pior sentimento do mundo.

3 Crossroads:

Blogger Alien David Sousa said...

"a saudade era o pior sentimento que alguém poderia sentir, porque ao contrário dos outros é o único que cresce com a ausência."


Não podia estar mais de acordo com a pessoa que te o disse.

Também tenho momentos de saudades do que fui e já não sou. De tempos em que a minha ingenuidade me impedia de olhar para a vida como o faço agora. Tenho saudades desse "eu".

Compreendi o que escreveste muito bem. Acredita.

No entanto, o que magoa nas saudades que é sim um sentimento que cresce com a ausência. É ter saudades de pessoas que sei que não vou voltar a ver. É aquele olhar para trás e ter vontade de parar o tempo ir até lá dar um abraço forte e regressar.

Tenho saudades minhas quando estava com essas pessoas. De como era quando elas ainda estavam presentes. Tenho saudades desse "eu", que mudou no dia em que eles partiram.


As saudades são lixadas. São. Não temos como as combater. Apenas aceitar. E sofrer as consequências que essas saudades provocam em nós. Essas consequências podem fazer de nós pessoas diferentes, melhores, piores, isso já depende da forma como vamos lidar com o que sentimos.


Um beijinho grande Daniel

5:57 PM  
Blogger Daniel C. said...

"Tenho saudades minhas quando estava com essas pessoas. De como era quando elas ainda estavam presentes. Tenho saudades desse "eu", que mudou no dia em que eles partiram."

Acho que não conseguiria expressar melhor aquilo que eu sinto neste momento.

"É aquele olhar para trás e ter vontade de parar o tempo ir até lá dar um abraço forte e regressar."

Acho que não conseguiria expressar melhor aquilo que eu quero neste momento.

"Essas consequências podem fazer de nós pessoas diferentes, melhores, piores, isso já depende da forma como vamos lidar com o que sentimos."

Acho que não conseguiria expressar melhor o meu maior desafio para o futuro.



E sobretudo acho que este foi o melhor comentário alguma vez feito a um texto meu.


Um bjinho grande Alien

6:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

amigo se algum dia conseguires descobrir o X da tua vida por favor dá-me a fórmula, porque o meu está cada vez mais longe de ser encontrado.......... adorei o post, para variar. beijo

11:48 PM  

Post a Comment

<< Home