Saturday, April 28, 2007

Jazz


Sou um profundo admirador de jazz, atrai-me profundamente aquela anarquia de sons e o improviso e sobretudo a paixão com a qual os maiores intérpretes conseguem arrancar de um piano ou de um baixo uma melodia desgarrada mas que nos faz vibrar bem cá dentro.
O meu instrumento de eleição, é sem dúvida a bateria. Não sei se é por ter alguma coisa de primitivo ou tribal, mas aquele som compassado tem qualquer coisa de visceral. Não o consigo definir melhor do que a respiração do jazz, isto é estranho, mas se o jazz for de alguma forma orgânico, o piano pode ser o coração, o baixo o sistema muscular, o saxofone o sistema vestibular, e a bateria o sistema respiratório.
Tudo isso faz um corpo, mas eu sempre tive predilecção pela respiração :)

Das melhores memórias que tenho, e isso foi um sonho cumprido, foi de estar numa tarde soalheira de sol, deitado na relva em Paredes de Coura, a traçar uns cigarros e a limpar a adrenalina de uma noite com o Dj Kitten, a ouvir jazz magistralmente tocado. E daquele que eu mais gosto: improviso total e totalmente instrumental.
Ontem surpreendeu-me ver Nirvana, Jimmy Hendrix e Doors adaptados a jazz. Foi sem dúvida um experimentalismo arrojado, mas asseguro-vos que o resultado final é qualquer coisa de mágico. Trautear o Lithium com aqueles acordes, foi no mínimo refrescante.

Entretenimento para fim de semana, podem ver aqui um dos meus intérpretes favoritos.
E aqui uma das minhas músicas preferidas. Freddie Freeloader original (acho eu) de Miles Davis, interpretada por The Ike Leo Trio.

4 Crossroads:

Blogger Eme said...

Então.. fiquei a saber que sem bateria.. não vives ;)

8:11 PM  
Blogger Daniel C. said...

looool

:)

Literalmente!

A fada das gargalhadas ;) hoje já fizeste a tua magia comigo!

Bjinho *

8:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

podíamos vir a formar o trio\baixo\cimo\..(gira a ideia não?)
(também gosto mto de jazz,mas inclino-me mais p´ró saxofone)..e gaita..p'rós beiços)
smak!schor't!

10:09 PM  
Blogger Daniel C. said...

loooool

é uma excelente ideia!
Mas apesar de ser anárquico sou um desastre com um instrumento na mão...



... isto é capaz de ser uma afirmação muito degradante para mim ;)

bjinho

6:54 PM  

Post a Comment

<< Home