Tuesday, July 03, 2007

UCI


Hoje revisitei um dos meus paraísos.
É feito por pessoas, tubos, máquinas complexas e um fio muito estreito onde oscila uma vida, e eu posso fazer qualquer coisa para inclinar a balança num sentido ou no outro.
A maior parte das pessoas diria que se trata do mais básico instinto do poder, mas o que eu sinto é mesmo uma tremenda sensação de responsabilidade.
É um risco constante, uma pressão enorme e um stress mental e físico que muito poucos toleram, eu não só tolero como lhe chamo um pequeno paraíso.
Sabe-me bem.
Hoje consegui aumentar em 200 ml o volume basal de uma paciente com uma pneumonia e senti-me a entrar de novo num paraíso perdido.
Estava com saudades! :)


Imagem indecentemente roubada daqui

15 Crossroads:

Anonymous Anonymous said...

hummm, e sabe bem não sabe? Mas agora despertaste me a curiosidade. Das duas uma, estavas a fazer um trabalho sobre a função respiratória ou, és médico ou enfermeiro ou ou ou.. :) hehe.. adoro isto pá.. esclarece-me
ahh e bem podias ter me dito que já tinhas regressado das terras da alice!
Beijo meu..

11:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ja agora até que horas devo esperar pela resposta? estáa dar me o soninho...

11:16 PM  
Blogger Daniel C. said...

:)

Não chegavas lá!...

Sou fisioterapeuta, estagiei em cardiologia e UCI (unidade de cuidados intensivos) em bruxelas, só agora consegui um trabalho parecido em Portugal... o que explica a minha ausência, descobri o meu OZ por entre tubinhos e ventiladores, eheh.
Ainda não regressei completamente, mas estou perto *

11:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

mas isso é optimo :) Por acaso tenho um amigo no hospital de s.joao creio, noPorto e embora ja nao o veja há uns anitos, da ultima vez que sobe dele estava na unidade de traumatologia, mas é médico. Daí ter me lembrado que também podias ser mas lembro me no teu perfil de ver a tua idade e és demasiado novo para seres médico.. a menos que fosses um crânio. Ah sortudo.. uma experiencia em bruxelas.. agora já entendo porque fazes massagens tao boas lolll

11:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Tem uma boa noti :)
ainda bem que estás de volta. Havemos de falar de ossos,musculos e afins hehehe
Bjs

11:27 PM  
Blogger Daniel C. said...

looool
Não tenho paciência para ser médico, do que eu gosto mesmo é de andar a mexer nos meus "meninos" a ver se os consigo por melhor.
Adoro ser fisio, é daquelas coisas que mais do que ser uma profissão é uma paixão!
Então para massagens, ui ui tenho umas mãozinhas bem jeitosas, se bem que agora andam todas enluvadas a limpar os pulmões por esse hospital fora, ehehe... não se pode ter tudo!...

Bjinhos

11:31 PM  
Anonymous Anonymous said...

já somos dois a andar enluvados. Limpas tu pulmões e eu trabalho nos fluidos que vocês limpam a ver se descubro a fulana que provoca as pneumonias.. algumas são bem chatas mas eu também adoro o meu trabalho. Massagens faz o meu colchão ahahaha e vou lá agora. Hastaaaa que isto parece um fórum hoje!

11:36 PM  
Blogger nelio said...

tens um percurso curioso para um fisioterapeuta. deve ser um desafio. uma profissão nobre, com motivações nobres, tu és uma raridade!...

7:59 PM  
Blogger Different said...

Se algum dia for parar à UCI gostava de ter um profissional dedicado como tu. E profissionais dedicados são uma raridade neste cantinho da Europa.

11:13 PM  
Blogger Daniel C. said...

Nelio,

É por gostar do que mais ninguém gosta... mas de facto sou uma raridade no meio, pelo menos aqui em Portugal. Raridade porque não vejo muitas oportunidades para quem quer aprender a trabalhar nisto, e muito menos condições e espirito de equipa suficiente para fazer um bom trabalho.
Mas mesmo assim, das pessoas que conheço neste meio poucas são as que não se dedicam a fazer do pouco que têm muito pelo paciente. Eu faço uma pequenina parte deste meio, com muita sorte...
1 abraço


Different,

Oxalá nunca precises!
A dedicação dá trabalho, é preferível fazer o "encolhe-estica" a tentar estudar, aprender coisas novas, perceber que ainda temos que aprender muito...
E para mais, conheço muitos colegas meus que lhes sobra capacidades e motivação e esbarram constantemente na falta de oportunidades para fazerem o que gostam... as cunhas são tão tradicionais como o cozido à Portuguesa, e no meio do faz de conta, importa mais quem conheces do que a "dedicação", infelizmente.
Com muita sorte cá ando, a tentar fazer a minha pequena parte e não peço muito mais do que conseguir que um paciente melhore.

Bjinho

4:59 PM  
Blogger Vera Gonçalves said...

Não te eskeças de investigar acena dos sedativos eh eh eh :P

2:55 PM  
Blogger Daniel C. said...

Fogui,

As mesinhas já estão controladas, agora é só esperar que olhem para o outro lado... eheheheheheh


Bjinho

11:39 PM  
Blogger Alien David Sousa said...

A mim não me dá saudades nenhumas! :|
beijinhos

1:22 AM  
Blogger Daniel C. said...

Alien

:|
Estiveste do outro lado...
Não é para ter saudade, não...

Bjinho

4:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

O Marta és mesmo boa......e Daniel não quero ser lamechas, mas.

4:14 PM  

Post a Comment

<< Home