Friday, February 02, 2007

Um exercício simples.


Proponho que as seguintes instituições se sentem no banco dos réus, no tribunal internacional de justiça (em Haia):


Papa & Cúria:

Artigo 3º - Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Pela sua posição assassina sobre o uso do preservativo.

Artigo 1º - Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Pela sua posição vergonhosa sobre as opções sexuais, incluindo mas não se limitando à saúde reprodutiva, planeamento familiar e orientação sexual.


Votantes do Não no próximo referendo:

Artigo 12º - Ninguém sofrerá intromissões arbitrárias na sua vida privada, na sua família, no seu domicílio ou na sua correspondência, nem ataques à sua honra e reputação. Contra tais intromissões ou ataques toda a pessoa tem direito a protecção da lei.

Por pretenderem impor por lei uma vontade que não deveria ser totalitária. Por pretenderem a condenação legal daquelas que pensam diferente. Por não confiarem na responsabilidade e livre arbítrio das mulheres portuguesas.


Organização Mundial do Comércio:

Artigo 25º - 1. Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.

Por promoverem a liberalização mais selvagem, a ditadura económica e a chantagem financeira. Pela sua globalização de recursos e centralização de proveitos. Pela constante e selvática sobreposição dos ditames económicos sobre os mais elementares direitos e liberdades humanas.


Companhias farmacêuticas:

Artigo 5º - Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.

Por curarem as doenças do 1º mundo às custas do 3º. Por transferirem os prodecimentos do Dr. Mengelle para a Indía e para África. Por sujeitarem essas pessoas ao tratamento mais desumano e mais arbitrária tudo em nome de um progresso científico pago pela opulência hipócrita da Europa e dos EUA.


EUA:

Artigo 9º - Ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado.

Por Guantánamo e por todos os sítios onde trocam a dignidade humana por uma falsa sensação de segurança. Por fazerem perdurar a injustiça que dá à luz os mais perversos criminosos da actualidade.


Estado Português:

Artigo 23º - 1. Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à protecção contra o desemprego.

Pelos 500000 desempregad@s neste país. Pelo desiquilibrio das relações contratuais.




2 Crossroads:

Anonymous Anonymous said...

Excelente post amigo :) concordo com tudo. Em relaçao ao aborto so tenho a dizer a alguns defensores do Nao como ja ouvi a dia que : ninguem vai abortar como "meio contraceptivo" e por "comodismo ou futilidade"....! Sinceramente EU DIGO SIM! Porque a democracia nao pode servir so para o que lhes interessa....! E em vez de se preocuparem com os supostos seres humanos que nao vao nascer, preocupem-se a fazer mais pelos que tentam sobreviver por ai todos os dias..........
Beijo grande

12:42 AM  
Blogger Júri Faustino said...

Achas que se devia confiar na responsabilidade e no livre arbítrio de um povo inteiro?
Deus me livre!

2:26 AM  

Post a Comment

<< Home